quarta-feira, 11 de abril de 2007

NATAÇÃO PARA DEFICIENTES FÍSICOS.



Aspectos téoricos da

atividade aquática para deficientes

*I. Introdução
Nos últimos anos, muito se tem falado, muito se tem escrito sobre os efeitos benéficos das atividades na água para pessoa portadora de deficiência, mas na realidade, a utilização da água como elemento terapêutico, não é novo, pois de acordo com Harris (1978) apud Lépore et al (1998), já desde o tempo de Hipócretes, a água era utilizada no auxílio à reabilitação; por exemplo, os gregos e romanos já utilizavam a água corrente para a cura de doenças Moran ( 1979) apud Lépore et al (1998). Nos Estados Unidos, a atividade na água como terapia iniciou-se antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, sendo utilizada para indivíduos com problemas reumáticos. Segundo Lépore et al (1998), Charles Lowman foi considerado o pai dos exercícios aquáticos como terapia e sistematizou a hidroterapia por volta de 1930. Após a Segunda Guerra Mundial, a água também, foi grandemente utilizada como elemento terapêutico para traumáticos e amputados, bem como para soldados com problemas psicológicos.
A natação para pessoas portadoras de deficiência é compreendida como a capacidade do indivíduo para dominar o elemento água, deslocando-se de forma independente e segura sob e sobre a água utilizando, para isto, toda sua capacidade funcional, residual e respeitando suas limitações.
A água apresenta propriedades que facilitam para o indivíduo sua locomoção sem grande esforço, pois sua propriedade de sustentação (empuxo) e eliminação quase que total da força da gravidade, podem segundo Campion (2000), “aliviar o estresse sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxiliando no equilíbrio estático e dinâmico, propiciando dessa forma maior facilidade de execução de movimentos que, em terra seriam muito difíceis ou impossíveis de serem execultados”.


II. Objetivos
Objetivos gerais
Demostrar através de aspectos teóricos os benefícios da atividade aquática para portadores de deficiência.
Objetivos específicos
Apresentar de forma teórica os benefícios fisiológicos sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e locomotor;
Apresentar de forma teórica os benefícios psicossociais;
Apresentar de forma teórica os benefícios cognitivos;
Demonstrar de forma teórica os efeitos terapêuticos de atividades realizadas na água.


III. Fundamentação teórica
Benefícios fisiológicos
Segundo Campion (2000), “ quando o corpo está exposto a um estímulo frio, por exemplo, em água de temperatura fria, estes vasos se contraem, evitando que seja liberado calor interno, ao contrário, se o estímulo de calor é maior que a temperatura interna, há uma vaso dilatação para que o calor seja liberado e a temperatura se mantenha em equilíbrio. Com as mudanças constantes de temperatura interna da água este mecanismo é constantemente acionado, fazendo com que o organismo adquira uma maior resistência contra mudanças bruscas de temperatura externa, proporcionando ao indivíduo, também, maior resistência contra as doenças provocadas pelas intempéries do meio”.
Para o mesmo autor, “ concomitantemete com a grande influência sobre os sistema de regulação térmica, a água, também, apresenta grande significado na melhoria do sistema circulatório e coração, pois a pressão e a resistência exercidas pela água sobre o corpo, juntamente com esforço exigido na execução dos movimentos agem diretamente sobre o sistema, uma vez que provoca o aumento do metabolismo, promovendo o fortalecimento da musculatura cardíaca, o aumento do volume do coração e uma consequente melhoria no sistema circulatório, já no sistema respiratório provocará o fortalecimento dos músculos respiratórios, aumento do volume máximo respiratório e consequente melhoria, também na elasticidade da caixa torácica”.
“Em se tratando de pessoas portadoras de deficiência, juntamente com grande dificuldade de equilíbrio e desenvolvimento da marcha, as características peculiares da água como alta viscosidade, espessura, eliminação da gravidade vêm contribuir para a realização de exercícios de educação e/ou reeducação motora, proporcionando-lhes maior segurança na execução dos movimentos”. (Lépore, 1999)


Benefícios psicossociais
Ao contrário do que muitos pensam, a natação não é uma atividade solitária e extremamente individualista. Segundo Lépore (2000), “atividades aquáticas ou aprender a nadar é também um processo de aprendizagem de socialização. Daí a necessidade do portador de deficiência aprender a galgar degrau a degrau, inicialmente, relacionando-se indivíduo-objeto para depois pessoa-pessoa e, por último, o indivíduo interagindo com o grupo. As atividades aquáticas devem propiciar ao indivíduo situações de desenvolvimento de atividades em pequenos e grandes grupos, estimulando assim as experiências corporais, a integração e o convívio social”.
Para Campion (2000), “o aspecto psicológico, o efeito na melhoria do humor e na motivação em pessoas portadoras de deficiência é altamente significativo através da natação, além de possibilidade de descarregar as tensões psíquicas através do poder de relaxamento da água e satisfazer as necessidades de movimento”.


Benefícios cognitivos
Os aspectos motivacionais e propriedades terapêuticas da água estimulam o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva e o poder de concentração, pois o aprendiz busca compreender o movimento do seu próprio corpo explorando as várias formas de se movimentar, adaptando suas limitações às propriedades da água (Dulcy, 1983 apud Lépore et al 1998). De acordo com American Red Cross, 1977 apud Lépore et al 1998, muitos instrutores de atividades motoras na água têm interagidos conteúdos da aprendizagem escolar nas atividades aquáticas, reforçando desta forma o aspecto cognitivo destas crianças, por exemplo, contar viradas, mergulhar objetos de formas e cores diferentes, entre outras.


Efeitos terapêuticos da atividade na água
Para Lépore (1999), podemos conseguir os seguintes efeitos obtidos com exercícios terapêuticos da água, considerando os vários tipos de deficiências, tais como:
Diminuição de espasmos e relaxamento muscular;
Alívio da dor muscular e articular;
Manutenção ou aumento da amplitude do movimento articular;
Fortalecimento e aumento da resistência muscular localizada;
Melhoria circulatória e na elasticidade da pele;
Melhoria no equilíbrio estático e dinâmico;
Relaxamento dos órgãos de sustentação (coluna vertebral)
Melhoria da postura;
Melhoria da orientação espaço-temporal.

NATAÇÃO NA TERCEIRA IDADE


Atividade Física: Remédio para o Corpo e para a Alma.

O contato com atividades físicas na terceira idade começa geralmente por indicação médica. O fato é que essas pessoas acabam encontrando nos exercícios muito mais que alívio para suas “dores”, fazem novas amizades e têm momentos de descontração. Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças advindas desta fase da vida. O horário de exercício físicos é um momento em que a pessoa reserva o tempo para si própria, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e mesmo para refletir sobre a própria vida. “Infelizmente, ainda há muita resistência das pessoas em se dedicar.


Saúde e Lazer
A maioria das pessoas busca praticar atividades físicas por problemas de saúde – mais acentuados na terceira idade – e não como lazer. “É pouco desenvolvido no Brasil o hábito de realizar atividade física ainda quando se é jovem. O que ocorre é que as pessoas chegam à terceira idade com diversas degenerescências e patologias resultantes do sedentarismo, o que as leva a procurar exercícios físicos”, ar um espaço para a realização dessas atividades”.


Foi realizada uma pesquisa, para sua tese de doutorado, com mulheres na faixa etária de 45 a 58 anos, período em que ocorre a menopausa, para avaliar como a atividade física pode interferir na freqüência cardíaca, no consumo de oxigênio, entre outras reações do organismo. Para isso, foi aplicado um programa de exercícios durante seis meses e após esse período, essas mulheres foram reavaliadas para saber quais foram as melhorias ocasionadas no organismo. Entre os benefícios que não foram mensurados na pesquisa, mas observados através de depoimentos dessas mulheres, estavam o aumento da disposição no dia-a-dia e a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam. A partir de exercícios específicos para melhorar a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, houve diminuição dos casos de incontinência urinária nestas mulheres. “Esse resultado foi muito importante porque a incontinência urinária é algo constrangedor às mulheres, traz prejuízos à auto-estima, e pode, então, ser, de certa forma, minimizado com a prática regular de atividades físicas”, ressalta. Um aspecto muito importante também observado foi o da sociabilização e entrosamento entre mulheres de níveis de escolarização diferente que faziam parte do grupo, resume a pesquisadora. “Como decorrência dos resultados positivos, as pessoas acabaram incorporando a atividade física como lazer, criaram o hábito de praticar exercícios, mudando, assim, o estilo de vida.

As atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são os exercícios na água: a hidroginástica e a natação. “A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose, porque na água são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas. Outros exercícios com carga, como a musculação, também são procurados como prevenção às doenças, além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea”.

NATAÇÃO PARA BEBÊS DE 0 A 2 ANOS.


NATAÇÃO PARA BEBÊS DE 0 A 2 ANOS - ATIVIDADES PRÁTICAS NA PISCINA

A maior parte dos profissionais da Educação Física que ministram aulas de natação para bebês de 0 a 2 anos trabalha com os bebês acompanhados das mães (ou dos pais ou pessoas bem próximas) dentro da piscina. As aulas de natação para este público têm menor duração (entre 30 e 45 minutos) uma vez que o sistema termo-regulador do bebê ainda não se encontra tão bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de duração. É extremamente importante que o professor de natação para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês. Uma vez adquiridos esses conhecimentos, é hora de planejar as aulas práticas. Diversas atividades estão disponíveis para tornar a aula um momento agradável tanto para os bebês quanto para os seus acompanhantes. O professor deverá conduzir a aula sempre com um semblante alegre, convidando os alunos para a próxima atividade com muita alegria, evitando dar ordens do tipo: "todos batam as pernas" ou "é hora da imersão". Todo o trabalho deve ter um caráter lúdico e envolvente e o professor deverá sempre elogiar as conquistas de cada bebê: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito!". A seguir, relatamos uma seqüência de atividades que poderão ser propostas durante as aulas de adaptação ao meio líquido dos bebês, visando melhorar seu desenvolvimento psico-motor e afetivo.


1. Entrada do bebê na piscina: Bebê senta-se na borda com a mãe dentro da água, na sua frente, a segurar sua cintura. Ao incentivo do professor o bebê bate as pernas na água enquanto todos cantam a música: "Bate perninha bate ./ perninha do meu bebê./ bate perninha bate ./ agora é que eu quero ver!"" Mãe entra na piscina e bebê fica na borda (de pé se conseguir, ou sentado). Ao sinal do professor (um, dois , três e tchi bummmmm!) o bebê pula na piscina (sem imergir ainda) e a mãe o conduz pela água (segurando o bebê pelas axilas, em decúbito ventral, com cabeça para fora) cantando a música:"Bom dia, bom dia, bom dia piscina.o bebê chegou, chegou para nadar,vamos brincar e nos divertir,vamos brincar e aprender a nadar". " Mãe entra com bebê na piscina e o segura de costas pra ela. Todas as mães e seus bebês ficam em círculo com bebês de frente uns para os outros. O professor diz: "Oooooiiiiiiiiii" e as mães aproximam seus bebês rumo ao centro do círculo. Depois o professor diz "Tchaaaaaaaaaaaauuuuu", e as mães puxam de volta seus bebês, formando novamente um circulo grande. Repetir esta atividade duas vezes. " Em círculo, mães seguram os bebês de frente, com as duas mãos abaixo das axilas dele. Cantar a música e virar o bebê de lado, de maneira que molhe a lateral da cabeça e a orelha dele na água. A música é:"Molha, molha orelhinha. / molha, molha sem parar. / molha, molha orelhinha. / pra bem limpa ela ficar".


2. Atividades da parte principal: " Bebê em decúbito ventral segurando com as duas mãos no pescoço da mãe. Passeio de um lado a outro da piscina (mãe vai andando de costas) estimulando o movimento de bater as pernas do bebê (a mãe simula o movimento segurando nas perninhas do bebê ou o próprio bebê que já consegue realiza o movimento sozinho). Executar este exercício em diferentes momentos da aula variando as músicas: "Marcha soldado./ cabeça de papel./ quem não marchar direito, vai preso no quartel./ o quartel pegou fogo./ Franciso deu sinal / acode, acode acode, a bandeira nacional"."Bate a perninha./ bate sem parar ./ bate a perninha ./ pra poder nadar". " Passeio de um lado a outro da piscina (mãe vai andando de costas), segurando bebê na vertical de frente para a mãe. Ir cantando e deslocando o bebê de um lado para o outro, até imergir o bebê no momento certo da música: A música é: "Zig, zag, zum... vou fazer mais um ./ zig, zag, zum.... vou fazer tchi buuuum (imergir o bebê). " Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajudá-lo a executar movimentos de circundução com os dois braços (2 x para frente e 2 x para trás) enquanto se canta a música:"Borboletinha ./ está na cozinha ./ fazendo chocolate./ para a madrinha ./ Potí Potí ./ perna de pau ./ olho de vidro ./ e nariz de pica-pau, pau pau!". " Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajuda-lo a executar movimentos de abrir e fechar os braços enquanto se canta a música:"A janelinha abre (abrir os braços) / o sol está aparecendo / a janelinha fecha (fechar os braços) / o sol está se escondendo / Abriu, Fechou / Abriu, Fechou, Abriu / Fechou, Abriu / Fechou, Abriu, Fechou". " Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada tornozelo do bebê e ajudá-lo a executar movimentos da pernada do nado peito enquanto se canta a música: "O sapo não lava o pé / não lava porque não quer / ele mora lá na lagoa / não lava o pé porque não quer / mas que chulé (professora cheira o pé de cada bebê e repete - mas que chulé)". " Todas as mães em círculo segurando seus bebês pelas duas mãos, de costas para elas (o bebê em pé, flutuando, de frente para o centro do círculo e com os bracinhos estendidos acima da cabeça segurando nas mãos da mãe). Balançar o bebê de um lado para o outro 2 x e depois , sem soltar das mãos da mãe, dar um giro no bebê de maneira que o traga para se posicionar atrás da mãe, com a barriga nas costas dela, enquanto cantam a música: "Carrapato da mamãe/ vai e volta sem parar / gira e sobe lá atrás / pra bem juntinho brincar". " Em circulo, mãe e bebê de frente para um para o outro, mãe segurando o bebê abaixo das axilas com as duas mãos. Cantar a música e ir girando em círculo, quando falar "mergulhão", imergir o bebê e voltar, elogiando-o. A música:"Pula sapinho ./ pula sapão./ pula bem alto ./ pra dar um mergulhão". " Em círculo, mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de costas para ela. Professor conduz a atividade cantando e executando os movimentos com os braços a serem imitados pelos bebês. A música é:"Enrola, enrola, enrola (com dois punhos fechados e cotovelos flexionados, rolar um punho sobre o outro, na água)./ puxa, puxa, puxa (estender os dois braços acima da cabeça e puxar algo com as mãos)./ faz uma bagunçaaaaaaaaaa! (bater com as duas mãos na superfície da água fazendo espuma). " Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos: "Eu tenho um patinho lá em casa./ que me ensinou a nadar ./ Um passinho pra lá (bebê para a direita) ./ um passinho pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio (mãe faz um círculo na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá.... quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá... quen quen(elevar e descer o bebê) ./ Mas meu patinho eu não dou./ e não empresto pra ninguém ./ Um passinho pra lá (bebê para a direita) ./ um passinho pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio (mãe faz um círculo na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá.... quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá... quen quen(elevar e descer o bebê)". " Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos:"Periquito / periquito/ pareces com papai.... (2x) / Pra cima (mãe eleva bebê fora da água) / pra baixo (mãe desce o bebê) / pra frente (mãe leva o bebê para longe do seu corpo) e para trás (mãe trás o bebê pra próximo do seu corpo)... (2x)". " Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto vai passando seu bebê para a colega da esquerda e virando para receber o bebê que vem da colega da direita. Esta atividade só funciona com o professor fazendo parte do círculo ajudando a passar os bebês de mão em mão, e se as mães não são novatas e já têm intimidade entre si e com os bebês (algumas mães podem ter receio de entregar seu bebê a outra pessoa). Promove o desenvolvimento social do bebê. A música é:"Escravos de jô / jogavam cachangá / Tira / Põe / Deixa ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá (2x)". " A mãe passeia pela piscina andando de costas com o bebê em decúbito dorsal e cabeça apoiada no ombro da mãe (mãe apóia o bumbum do bebê com uma das mãos). Cantar a música e estimular a batida de pernas do bebê. A música é: "Um, dois, feijão com arroz/ três, quatro, feijão no prato / cinco, seis, molho inglês / sete, oito, comer biscoito / nove, dez, comer pastéis". " Em círculo, mães seguram bebês com as duas mãos embaixo das axilas deles, com bebês de frente para o círculo. Professora dá uma argola pequena para cada bebê e fica com uma para demonstrar o exercício da mágica. Segurando a argola deitada na superfície da água, com a outra mão a professora faz o movimento de misturar algo dentro da argola, dizendo: "Sim salabim bim bim / bom bomromrom bom bom / bum scalabum bum bum / vamos soltar bolinhas pros peixinhos (soprar o ar dentro da água fazendo borbulhas). Estimular que todos os bebês façam o mesmo. " Vamos pegar a dona aranha? Este exercício precede o exercício a seguir. As mães ficarão a uns dois-três metros distantes da borda da piscina segurando seus bebês em decúbito ventral, com as duas mãos abaixo das axilas dele, de frente para a parede da piscina. Ao sinal "1, 2, 3 e já", as mães imergem seus bebês ajudando-os a ter certa propulsão abaixo da água, e depois os soltam embaixo d'água para que eles sigam sozinhos até conseguirem pegar na parede com as duas mãos. " Passeio da dona aranha. Cada mãe segura seu bebê abaixo das axilas, com ele de costas para a mãe e de frente para a borda. Vão cantando a música da dona aranha e os bebês vão se deslocando de lado (seguros pelas mães) e com as duas mãozinhas na borda da piscina. No momento certo da música, fazer a imersão do bebê, girando-o e depois o pegando quando ele subir à superfície. A música é: "A dona aranha subiu pela parede / veio a chuva forte e a derrubou / ela é teimosa e desobediente / sobe, sobe, sobe, nunca está contente / tchibuummm (nesta hora, a mãe imerge o bebê de costas para ela e antes de soltá-lo abaixo da água, dá um giro na sua cinturinha de maneira que ele fique de frente pra ela e suba sozinho para a superfície, quando a mãe voltará a pegar o bebê). " Professora coloca plataforma no fundo da piscina para que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos com a água na altura do peito. Estimular que os bebês peguem os objetos que a professora for jogando na plataforma, fazendo para isso, uma leve imersão. " Professora coloca uma plataforma no fundo da piscina para que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos com a água na altura do peito. A professora libera o bebê de um lado da plataforma, ele caminha ao som da música: "Eu vou, eu vou / passear agora eu vou / parará tchibum, parará tchibum / eu vou, eu vou, eu vou" e vai ao encontro da mãe. No final da plataforma o bebê dá um mergulho e mãe o segura quando ele voltar à superfície. " Professora coloca um tapete flutuante na superfície da piscina para que os bebês pisem sobre ele e consigam ficar em pé sozinhos. A professora libera o bebê de um lado do tapete e ele vai engatinhando, andando ou correndo até o outro lado, onde se encontra sua mãe. Quando chegar ao fim do tapete, ele dá um mergulho e a mãe o segura quando ele retornar à superfície, elogiando-o. " Professora coloca um tapete flutuante na superfície da piscina para que os bebês sentem firmes sobre ele e consigam ficar sozinhos nesta posição. Assim, todos os bebês sentados ao mesmo tempo no tapete flutuante e as mães segurando o tapete ao lado dos seus filhos cantando: "A canoa virou / quem deixou ela virar / foi por causa do (nome de um bebê de cada vez) que queria só brincar". " Vamos brincar com o cavalo marinho!!! Cada mãe fica em cima de um aquatubo (como se fosse uma bicicleta) e coloca seu bebê na sua frente, também em cima do espaguete, com uma perna de cada lado. Sempre deixe a parte da frente do aquatubo (cabeça do cavalo)mais baixa do que a parte de trás do aquatubo (rabo do cavalo) para que a flutuação seja melhor. A mãe vai empurrando o chão com seus pés e se deslocando pela piscina com o bebê em cima do cavalo marinho. " Professora segura o bebê abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de distância. Ao sinal: "1, 2, 3 e já", a professora imerge o bebê (imersão rasa) e o solta, de maneira que ele suba para a mãe sozinho, até chegar à superfície e ser pego por ela. " Professora segura o bebê abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de distância. Ao sinal "1, 2, 3 e já" a professora imerge o bebê (imersão profunda), o segura até que ele consiga pegar uma argola no fundo da piscina, e o solta, de maneira que ele suba para a mãe sozinho, até chegar à superfície e ser pego por ela". " Com o bebê sentado ou de pé na borda (de frente para a piscina) e a mãe de frente pra ele dentro da piscina, ele e a mãe batem palmas enquanto a mãe canta a música:"Bate palminha / bate palmão / bate palminha pra dar um mergulhãaaaaaaaaaaao" (bebê mergulha na piscina, a mãe o pega quando ele vier para a superfície da água).


3. Atividades finais: " Cada bebê escolhe um brinquedo preferido no baú de brinquedos da professora (próximo à piscina) e a mãe arremessa este brinquedo dizendo: "Vamos bater a perninha para buscar o......(nome do brinquedo), conduzindo o bebê até lá. Repetir 2 vezes. " Mães em círculo segurando seus bebês de costas para elas e de frente para o círculo. Balançando os bebês de um lado para o outro, bem lentamente, vão cantando com voz baixa e suave, a seguinte música: "Se esta água, se esta água fosse minha / Eu mandava , eu mandava rechear / Com peixinhos, com peixinhos coloridos / Só pro meu, só pro meu bebê nadar". " Brincadeira livre com a mãe " Exploração dos brinquedos


. Estas e muitas outras atividades estão disponíveis para que os professores de natação para bebês preparem suas aulas com muito carinho e de acordo com as necessidades de seus bebês. É recomendável que o professor execute o mesmo plano de aula por no mínimo duas semanas, para que haja tempo para o bebê entender e assimilar todos os estímulos propostos. O professor poderá inventar suas próprias cantigas e atividades, bastando para isso usar a sua criatividade e bom senso.

MODALIDADES, REGRAS E RECOMENDAÇÕES.



A Natação é um ato de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas que foi aprendido pelo homem através do instinto ou observando os animais. É considerada um dos exercícios mais completos na atualidade, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios. Além disso, é importante como atividade física para manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamento.

MODALIDADES
Nado Crawl
Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.

Nado de Costas
Este nado , o nadador permanece todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por sobre a cabeça alternadamente entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mínimo seja o primeiro a penetrar na água. Em seus movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.

Nado de Peito
Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.

Nado Golfinho
Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora(FINA), passou a ser prova específica,com a adoção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente é chamado de golfinho.

Tipos de Competições
Nos jogos olímpicos há provas de nado livre nas distâncias de 50, 100, 200, 400, 800m (só para mulheres) e 1500m (só para homens); provas de 100 e 200m , nos nados de costas, peito e golfinho;provas Medley (quatro estilos) individuais de 200 e 400m; revezamento 4 x 100 e 4 x200 (só para homens) em nado livre; e revezamento Medley 4x100. Fora de competições olímpicas, disputam-se outras três provas de nado livre: 1500me revezamento 4x200 nado livre (mulheres) 800m (homens).
Nas provas de nado livre , o nadadores podem escolher qualquer um dos estilos, mas quase sempre optam pelo Crawl, por ser o mais rápido. Nos revezamentos Medley, cada nadador executa um estilo a cada 100m, na seguinte ordem: Golfinho, Costas, Peito e Crawl.

A piscina, os juizes e o tempo
A piscina olímpica mede 50 x 22,8 m e tem profundidade mínima de 1,98m. É dividida em oito raias, cada uma com 2,5 m de largura.Os alunos que obtiverem os melhores tempos nas provas de qualificação ficam com as raias centrais.
Há juízes para verificar se os estilos são respeitados, se as viradas são executadas de foram correta e para contar o número de voltas realizadas. Qualquer irregularidade desclassifica nadador. O controle de tempo é feito eletronicamente, com precisão de centésimos de segundo. O sistema de cronometragem começa a funcionar automaticamente ao disparo do juiz e marca o tempo decorrido e as chegadas parciais sempre que os nadadores tocam sensores instalados nas paredes das piscinas.
Recomendações gerais para se evitar afogamentos
1. Sempre quando estiver na água ou por perto, pescando, velejando ou andando de barco usar um colete de flutuação ;2. Nunca beber bebida alcólica e praticar a natação, porque o álcool pode atrapalhar o equilíbrio, a coordenação e até o poder de concentração do praticante;3. Indivíduos que trabalham ou brincam perto da água devem aprender a nadar o quanto antes;4. Nunca vá nadar sem uma companhia se não dominar algum nado ou estiver no mar;5. Somente pratique a natação se estiver em lugar supervisionado;6. Obedeça placas de " proibido nadar " ou bandeiras vermelhas em praias;7. Comece entrando na água pelos pés se não conhecer a profundidade da piscina, rio ou mar;8. Se nadar pra longe da borda de piscina , beirada de rio ou mar, lembre-se de guardar energia para retornar;9. É sempre bom parar de nadar ou velejar assim que ouvir trovão ou tempestade, pois água é excelente condutor de eletricidade.
Para Crianças
1. Nunca deixe crianças sozinhas perto de água, isso inclui : piscinas, rio , mar, banheiras e até bacias de água dependendo do tamanho da criança;2. Flutuadores do tipo bóias, ou braçadeiras não substituem a supervisão de um adulto;3. Se tiver piscina e crianças em casa, não se esqueça de acrescentar cercas ou grades que impeçam que elas tenham acesso a água quando estiverem sós.4. Tenha sempre perto da piscina ou rio, utensílios de salvamento do tipo: bóias, cordas, coletes ou qualquer tipo de flutuador e saiba como usá-los.5. Se seu filho costuma se aproximar muito de piscinas ou tanques, leve-o para a escolinha de natação o quanto antes;6. Piscinas infláveis devem ser guardadas e esvaziadas após o uso;7. Se possível, os pais deveriam fazer um curso de salvamento e ressucitação cardíaca para aprenderem técnicas especiais,em caso de necessidade do salvamento . s ou em operações de salvamento.

NATAÇÃO DE TODAS AS FORMAS E IDADES.



A água é o ambiente ideal para a prática de exercício físico, sendo eleita por muitos praticantes de desporto, pois promove a leveza do corpo e favorece a resistência dos movimentos. As atividades aquáticas têm um papel fundamental no desenvolvimento físico, mental, emocional, podendo ser praticadas em família ou individualmente. Desde a Natação à Hidroginástica, as atividades de Piscina são divertidas e diversificadas.

Natação Família. O que é? - Momentos descontraídos de diversão e convívio na piscina, entre pais e filhos.É uma sessão previamente marcada num horário pré estabelecido só para sócios, para que os pais possam relaxar, divertirem-se e acompanhar os seus filhos na piscina.Benefícios - Ver os benefícios de natação para adultos e para crianças.

Natação Bebés. O que é? - Há duas décadas a natação para bebés conquista um número cada vez maior de adeptos, superando o preconceito de médicos e de mães super protectoras.Durante a actividade aquática, os pequenos fazem exercícios lúdicos com segurança. As crianças aprendem e desenvolvem o seu relacionamento com o meio aquático. A realidade é que os bébés estão mais acostumados com a água do que podemos imaginar. Até completar o primeiro ano, as crianças possuem um bloqueio nato que as impede de se afogar.Benefícios - A natação para bébés é indicada para o desenvolvimento da coordenação motora, sensorial, sociabilização.

Natação Jovens/Crianças. O que é? - As primeiras experiências dos seus filhos na agua devem ser experiências divertidas e seguras. Piscinas aquecidas são as mais utilizadas para assegurar que a criança sente-se segura e num ambiente confortável. Actividades e interactividade com os professores e as outras crianças desenvolve a confiança e o espírito de equipa da criança. Acompanhamento individual à criança pelo professor também é adequada visto a criança necessitar de estabelecer um respeito pela água.Benefícios - É um desporto social que pode acompanhar a criança ao longo da sua vida. É uma medida de segurança para os país e a criança está à vontade e confiante na água. As crianças que nadam desenvolvem os sistemas cardiovasculares mais saudáveis.

Natação Adultos. O que é? - A maioria das pessoas gosta de água e de frequentar sítios com água, portanto é muito importante saberem ou aprenderem a nadar como uma medida de segurança. A natação é um dos desportos mais procurados visto oferecer muitos momentos de lazer e ser uma actividade que aumenta a resistência cardiovascular sem qualquer tipo de impacto nas articulações do corpo. A natação é uma das poucas modalidades que é indicada para uma grande variedade de condições físicas, desde atletas de alta competição até às grávidas.Benefícios - Aumenta a coordenação dos movimentos e a resistência cardiovascular que aumenta e circula o oxigénio por todo o corpo. Exercita o maior número de músculos do que qualquer outro desporto sem causar impacto nas articulações e problemas nos ligamentos.

A HISTÓRIA DA NATAÇÃO.

Natação
Histórico
Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado. Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

Histórico no Brasil
A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos, Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.

NATAÇÃO
Os japoneses foram os primeiros a adotar a natação como esporte, em 38 a.C. No século XIX, os ingleses formularam as regras e organizaram os primeiros campeonatos mundiais. Presente no programa olímpico desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, a natação adquiriu status de segundo esporte mais importante das Olimpíadas, atrás apenas do atletismo.

NATAÇÃO
Saber nadar era mais que uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Isso ocorreu na Antigüidade.No Brasil, a natação foi oficialmente introduzida no ano de 1897.O nado crawl. Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdômen voltado para a água.Nado de costas. O nadador permanece todo o percurso com o abdômen voltado para fora da água.Nado de peito. Este é o mais lento dos estilos.Nado golfinho. Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito em que os braços eram lançados à frente por cima da água.
Recomendações gerais para se evitar afogamentos:
1. Procurar usar um colete de flutuação, quando estiver pescando, velejando ou andando de barco.
2. O álcool atrapalha o equilíbrio, a coordenação e a concentração.
3. Não nadar sozinho em alto mar.
4. Praticar a natação sempre em lugar supervisionado.
5. Obedecer sempre os avisos, placas de “proibido nadar”, ou bandeiras vermelhas em praias.
6. No mar procure não ultrapassar, e lembre-se de guardar energia para retornar.
7. Pare de nadar ou velejar assim que ouvir trovão ou tempestade, pois a água é excelente condutor de eletricidade.