segunda-feira, 5 de novembro de 2007

NATAÇÃO O BÁSICO

NATAÇÂO



Histórico

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália.
Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada: aos melhores nadadores era erigidas estátuas. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma , a natação também configurava num método e preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano.Era praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho variável -as comuns mediam 100x25 metros. Platão afirmava que o homem que não sabia nadar não era educado.
Com a queda do império Romano , ela praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No renascimento , algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito.Surgiram então várias piscinas públicas , sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV.
A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços a frente pela superfície, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke.
Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano.
Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. No âmbito mundial quem controla a natação é o FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) . Entre os maiores nomes da natação em todos os tempos,destaca-se : Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m,nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.



Histórico no Brasil

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1500 m. nado livre, também foram disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para seniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos,
Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho.
O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo.



Gasto Calórico na Natação

Para calcular o gasto calórico no nado específico, faça as operações abaixo:
Estilo livre, rápido e esforço vigoroso
9.9 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Estilo Livre ,lento e esforço moderado
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Costa Geral
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Peito Geral
9.9 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Golfinho (borboleta)
11 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Crawl rápido ( ~70m/ min)
11 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Crawl lento (~50m/min)
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

Natação lazer
6 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

>> ou clique aqui para calcular automaticamente



Nado Crawl

Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.



Nado de Costas

Este nado , o nadador permanece todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por sobre a cabeça alternadamente entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mínimo seja o primeiro a penetrar na água. Em seus movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.



Nado de Peito

Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.



Nado Golfinho

Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora(FINA), passou a ser prova específica,com a adoção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente é chamado de golfinho.



Tipos de Competições

Nos jogos olímpicos há provas de nado livre nas distâncias de 50, 100, 200, 400, 800m (só para mulheres) e 1500m (só para homens); provas de 100 e 200m , nos nados de costas, peito e golfinho;provas Medley (quatro estilos) individuais de 200 e 400m; revezamento 4 x 100 e 4 x200 (só para homens) em nado livre; e revezamento Medley 4x100. Fora de competições olímpicas, disputam-se outras três provas de nado livre: 1500me revezamento 4x200 nado livre (mulheres) 800m (homens).

Nas provas de nado livre , o nadadores podem escolher qualquer um dos estilos, mas quase sempre optam pelo Crawl, por ser o mais rápido. Nos revezamentos Medley, cada nadador executa um estilo a cada 100m, na seguinte ordem: Golfinho, Costas, Peito e Crawl.



A piscina, os juizes e o tempo

A piscina olímpica mede 50 x 22,8 m e tem profundidade mínima de 1,98m. É dividida em oito raias, cada uma com 2,5 m de largura.Os alunos que obtiverem os melhores tempos nas provas de qualificação ficam com as raias centrais.

Há juízes para verificar se os estilos são respeitados, se as viradas são executadas de foram correta e para contar o número de voltas realizadas. Qualquer irregularidade desclassifica nadador. O controle de tempo é feito eletronicamente, com precisão de centésimos de segundo. O sistema de cronometragem começa a funcionar automaticamente ao disparo do juiz e marca o tempo decorrido e as chegadas parciais sempre que os nadadores tocam sensores instalados nas paredes das piscinas.

Recomendações gerais para se evitar afogamentos

1. Sempre quando estiver na água ou por perto, pescando, velejando ou andando de barco usar um colete de flutuação ;
2. Nunca beber bebida alcólica e praticar a natação, porque o álcool pode atrapalhar o equilíbrio, a coordenação e até o poder de concentração do praticante;
3. Indivíduos que trabalham ou brincam perto da água devem aprender a nadar o quanto antes;
4. Nunca vá nadar sem uma companhia se não dominar algum nado ou estiver no mar;
5. Somente pratique a natação se estiver em lugar supervisionado;
6. Obedeça placas de " proibido nadar " ou bandeiras vermelhas em praias;
7. Comece entrando na água pelos pés se não conhecer a profundidade da piscina, rio ou mar;
8. Se nadar pra longe da borda de piscina , beirada de rio ou mar, lembre-se de guardar energia para retornar;
9. É sempre bom parar de nadar ou velejar assim que ouvir trovão ou tempestade, pois água é excelente condutor de eletricidade.

Para Crianças

1. Nunca deixe crianças sozinhas perto de água, isso inclui : piscinas, rio , mar, banheiras e até bacias de água dependendo do tamanho da criança;
2. Flutuadores do tipo bóias, ou braçadeiras não substituem a supervisão de um adulto;
3. Se tiver piscina e crianças em casa, não se esqueça de acrescentar cercas ou grades que impeçam que elas tenham acesso a água quando estiverem sós.
4. Tenha sempre perto da piscina ou rio, utensílios de salvamento do tipo: bóias, cordas, coletes ou qualquer tipo de flutuador e saiba como usá-los.
5. Se seu filho costuma se aproximar muito de piscinas ou tanques, leve-o para a escolinha de natação o quanto antes;
6. Piscinas infláveis devem ser guardadas e esvaziadas após o uso;7. Se possível, os pais deveriam fazer um curso de salvamento e ressucitação cardíaca para aprenderem técnicas especiais,em caso de necessidade do salvamento .

Evite Acidentes! Maiores informações : RED CROSS - http://www.redcross.org/



Músculos Utilizados nos Quatro Estilos Competitivos
(Mervyn L.Palmer, 1990)

VER FOTOS DOS MÚSCULOS DOS BRAÇOS, PERNAS E ABDÔMEN

O nadador utiliza quase todos os músculos do corpo ao mesmo tempo. Esta é a razão porque a natação é um ótimo exercício.

Crawl


Batimento de Pernas Para Cima
Movimentos

Extensão de quadris


Ação Muscular

Glúteo Máximo,Bíceps Femoral, Semimembranoso, semitendinoso e adutor mágno.

Extensão de joelhos (auxiliada pela força da água) Quadríceps
Extensão de Tornozelos(Flexão Plantar ) Tríceps Sural
Rotação Medial dos Quadris Glúteo Médio e Mïnimo (fibras anteriores)
Batimento de Pernas Para baixo Flexão de Quadris Psoas,Ilíaco, Reto Femoral,Grácil, Pectíneo e Sartório
Extensão de joelhos (final) Quadríceps
Extensão de Tornozelos Tríceps Sural
Braçada (agarre e tração) Braço estendido para frente, cotovelo ligeiramente flexionado. Grande Dorsal, Redondo Maior, Tríceps e Bíceps, Peitoral Maior e Menor, Deltóide Anterior e Trapézio.

Braçada (empurre) Braço estendido para traz, cotovelo estendido. Deltóide Anterior, Trapézio, Redondo Maior e Menor e Peitorais.
Braçada (desmanchamento) Braço estendido para traz Deltóide e Trapézio
Braçada (entrada) Braço estendido para frente Deltóide e Trapézio



Costas


Batimento de Pernas Para Cima (propulsão)
Movimentos

Flexão de quadris
Ação Muscular

Psoas,Ilíaco, Reto Femoral,Grácil, Pectíneo e Sartório

Extensão de joelhos (no final) Quadríceps femoral
Extensão de Tornozelos (auxiliadas pela força da água) Tríceps Sural
Rotação Medial (leve) Glúteo Médio e Mïnimo (fibras anteriores)
Batimento de Pernas Para baixo Extensão de Quadris Glúteo Máximo
Extensão de joelhos (auxiliada pela força da água) Quadríceps femoral
Extensão de Tornozelos Tríceps Sural
Braçada (agarre e tração) Braço estendido acima da cabeça, movimentando para os lados. Grande Dorsal, Redondo Maior e Menor, Bíceps, Peitoral Maior e Menor, Deltóide .

Braçada (empurre) Braços movendo em direção aos pés. Deltóide Posterior, Tríceps Braquial, Palmar Longo e Pronador Redondo.
Braçada (desmanchamento) Braço e mão saindo da água Deltóide Anterior , posterior e acromial e Pronador Redondo.



Peito


Recuperação
Movimentos

Flexão de quadris
Ação Muscular

Psoas,Ilíaco, Reto Femoral e Sartório.

Abdução de Quadris Glúteo Médio e Mïnimo, Piriforme,Sartório e Tensor da Fáscia Lata.
Rotação Lateral dos Quadris Quadrado Femoral, Sartório, Bíceps Femoral.
Flexão de Joelhos Bíceps Femoral, Semitendinoso , semimembranoso, Gastrocnêmio e Sartório
Dorsi-flexão dos Tornozelos Tibial Anterior, Extensor Longo do Hálux
Propulsão Extensão de Quadris Glúteo Máximo, Bíceps Femoral
Abdução de Quadris Adutor Longo , Curto e Mágno; Pectíneo.
Rotação Medial dos Quadris (para afastar a porção inferior das Pernas) Glúteo Médio e Mínimo (fibras anteriores)
Dorsi-flexão dos Tornozelos e inversão Tibial Anterior, Extensor Longo do Hálux
Flexão Plantar Gastrocnêmio e Sóleo, Extensor dos dedos, Tibial Posterior e Grácil.
Rotação Medial dos Joelhos Semimembranoso, Semitendinoso, Glúteo Médio, Máximo, Tensor da Fáscia Lata e Psoas.
Braçada (Propulsão) Braços estendidos à frente com as mãos voltadas para baixo. Tríceps, Peitoral Maior e fibras anteriores do Deltóide.

Braçada (agarre e tração) Braços movendo -se para fora e para baixo, flexão do punhos e rotação do cotovelos. Fibras posteriores e acromiais do Deltóide, Peitoral Maior e Menor.
Braçada (Remada) - Grande Dorsal, Bíceps, Braquial, Palmar Longo e Flexor Radial do Carpo.
Recuperação para a posição estendida - Tríceps, Peitoral Maior e Fibras Anteriores do Deltóide.



Borboleta
O batimento de Pernas é uma ação essencialmente dupla e similar à do crawl. Por não haver rolamento do corpo, os adutores dos ombros não são solicitados intensamente. Do contrário, os braços agem da mesma forma que no crawl. Isso significa que os músculos das costas que controlam o movimento da escápula, Rombóides Maior e Menor e Elevadores da Escápula, agem em uníssono em ambos os lados do tronco. O Trapézio também age de maneira "completa", não unilateralmente.




Os Músculos do abdômen utilizados nos quatro nados são: Oblíquo Interno, Oblíquo Externo, Piramidal e Reto Abominal . Durante o batimento de pernas para baixo no Crawl e Borboleta, e para cima no Costas, provoca um esforço considerável dos músculos abdominais. é o resultado da ação de contração, ora isométrica, ora isotônica, pelas quais eles são submetidos, onde a pelve tende a girar para traz sobre a articulação sacro-ilíaca. Os nados, em geral, definem bem a região abdominal formando uma cintura elegante e uma hipertrofia abdominal desejável.
Além do abdômen são necessários ação dos músculos do Pescoço na respiração lateral onde há ação do Esternomastóideo principalmente e também para a respiração, o Diafrágma e Intercostais.



http://www.cdof.com.br/natacao1.htm (EM: 05/11/2007 às 22:20hs